O PP, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), trocou três integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) às vésperas da sessão desta terça-feira (10), que vai votar medidas para restringir a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). Também está pautado um projeto que concede anistia aos presos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Segundo o Globo, essa mudança faz parte de um acordo com os deputados bolsonaristas. O partido votaria pelo avanço do pacote anti-STF e do PL da Anistia na CCJ, enquanto os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro apoiariam a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB), o escolhido por Arthur Lira (PP-AL) para a sua sucessão na presidência da Câmara. O apoio da bancada bolsonarista, que conta com 93 deputados, é considerado fundamental nas eleições da Casa.

Na mudança promovida pelo PP, os deputados Aguinaldo Ribeiro, Fausto Pinato e Dr. Remy Soares se tornaram suplentes da CCJ, enquanto Pedro Lupion, Delegado Fabio Costa e Amanda Gentil, mais vinculados às pautas bolsonaristas, assumiram a titularidade.

Brasil247