NOTA DE DESAGRAVO

O PDT de Belo Horizonte emitiu uma nota em solidariedade à Duda Salabert (PDT) após o vice-presidente nacional do partido, Ciro Gomes, dizer que a pré-candidata à prefeitura da cidade “não tem preparo” para assumir o cargo de chefe do Executivo. No texto, o diretório municipal da legenda diz que “ficou evidenciado a tentativa de atingir a imagem de mulher pública de nossa pré-candidata à prefeita de Belo Horizonte, com uso arbitrário das instâncias por meio da imprensa”. A nota foi assinada pelo presidente municipal do PDT, o vereador Bruno Miranda, e direcionada ao presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, que está licenciado da função.

A declaração de Ciro foi dada durante entrevista ao podcast RivoNews. O ex-governador do Ceará foi questionado se subiria ao palanque com alguns pré-candidatos a prefeituras de capitais do país. Ao ser perguntado especificamente sobre Duda Salabert, Ciro disse que não dividiria palanque com ela, dizendo que a pré-candidata não teria preparo, além de defini-la como “ególatra”.

Na nota de desagravo emitida pelo PDT de Belo Horizonte, o partido reforça que, para as eleições de 2024, “poderá indicar a primeira mulher a ser eleita prefeita” da cidade. O diretório municipal argumenta a competência de Duda para tal, relembrando sua passagem pelo legislativo municipal e federal, além do fato dela ser professora e gestora pública.

“Ora, é de causar espécie a falta de conhecimento do vice-presidente nacional do PDT, uma vez que, no exercício de seu mandato como deputada federal, foi eleita com mais de 200.000 (duzentos mil) votos, além de ter cumprido com brilhantismo a função parlamentar na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que, naquele instante, era a vereadora mais bem votada da história da cidade.”

No encerramento da nota, o PDT de Belo Horizonte reforça a solidariedade à Duda Salabert, afirmando que requer providências quanto ao ato de Ciro Gomes, “uma vez que tem por preceito repreender atos que extrapolem o respeito à atividade parlamentar e política, por andar fora do decoro de suas ações, que possam ferir nossa democracia”.

A pré-candidata à Prefeitura de Belo Horizonte Duda Salabert também havia se manifestado em resposta à crítica de Ciro, rebatendo o termo “egoico” usado por ele para defini-la.

Duda cresceu nas últimas pesquisas eleitorais

A deputada federal Duda Salabert, alvo de críticas de Ciro Gomes, avançou, recentemente, na corrida eleitoral para assumir a Prefeitura de Belo Horizonte, chegando a 9,2% das intenções de voto. Conforme a terceira rodada da pesquisa DATATEMPO, realizada entre 4 e 8 de julho, Duda é, numericamente, a quarta colocada em uma lista estimulada com nove pré-candidatos, e figura no levantamento como único nome da esquerda entre os três com possibilidade de alcançar o segundo lugar, se considerada a margem de erro, que é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento anterior a esse, Duda tinha 7,7% das intenções de voto. Com os atuais 9,2%, a pré-candidata poderia chegar, no máximo, a 12% das intenções de voto, considerando a margem de erro, o que a coloca em empate técnico com Bruno Engler (PL), que ocupa o segundo lugar.

 

Fonte: otempo.com.br