PGR

Na segunda-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai à posse de Paulo Gonet como procurador-geral da República. A cerimônia será restrita a convidados. 

A indicação de Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral foi feita por Lula e aprovada pelo Senado Federal no último dia 13, quarta-feira, após sabatina da Comissão de Constituição e Justiça que durou cerca de 10 horas. Foram registrados 65 votos favoráveis. 

Gonet terá que se manifestar em inquéritos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e decidir o andamento das recomendações feitas pela CPI do 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas. O TEMPO Brasília apurou que o presidente Lula deseja proximidade com o novo PGR. 

QUEM É GONET

Nascido em 16 de agosto de 1961 no Rio de Janeiro, Paulo Gustavo Gonet Branco é um jurista brasileiro. Graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UNB) em 1982, completando mestrado em Direitos Humanos na Universidade de Essex em 1990 e doutorado em Direito, Estado e Constituição pela UnB em 2008.

Juntamente com Gilmar Ferreira Mendes e Inocêncio Mártires Coelho, fundou o Instituto Brasiliense de Direito Público, hoje conhecido como Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília, em 1998.

Possui trajetória no Ministério Público Federal desde 1987, atuando como subprocurador-geral da República. Desde julho de 2021, exerce a função de vice-procurador-geral eleitoral. No cargo, assinou o parecer favorável à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por duas vezes, e do general do Exército, Walter Braga Netto (PL).