ELEIÇÕES 2024

O partido Novo, legenda do governador Romeu Zema, oficializou a filiação da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. Ela é um dos nomes cotados pelo partido para disputar a prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, na eleição de outubro.

“O Novo avalia quatro nomes como possibilidades de pré-candidatura em Juiz de Fora: o jornalista Sérgio Bara; a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; o ex-secretário de Estado da Saúde Carlos Eduardo Amaral e o professor Makerley Arimatéia, dirigente do Grupo Apogeu de Educação”, divulgou o partido.

O presidente estadual da legenda, Christopher Laguna, disse que o objetivo é apresentar um nome capaz de unir a base de apoio do governador. “A intenção é fazer a direita atuar ‘toda junta’ em Juiz de Fora”, disse.

Outro possível candidato vinculado à direita é o ex-deputado Charles Evangelista (PP). Ele seria o candidato mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, ainda não há definição sobre o nome. Em 2020, a candidata apoiada por Bolsonaro na cidade foi a atual deputada federal Delegada Sheila (PL), que está de casamento marcado com Charles Evangelista.

Apesar do Governador Romeu Zema demonstrar proximidade com o ex-presidente Bolsonaro, o vice-governador Mateus Simões, uma das principais lideranças do Novo em Minas Gerais, disse em entrevista à FM O TEMPO, nesta sexta-feira (22), que a legenda é de direita, mas não está vinculada ao ex-presidente, por isso, nada impediria de lançar candidaturas contra candidatos apoiados pelo ex-presidente.

Quadro atua

Atualmente, Juiz de Fora é governada pela prefeita Margarida Salomão (PT), que deve tentar a reeleição em outubro. Diversas legendas que fazem parte da base de apoio do presidente Lula já indicaram que devem caminhar com a prefeita, entre elas o PDT e o PSD. 

Uma divergência na base de apoio do governo petista poderia ser a candidatura do deputado estadual Noraldino Júnior (PSB). O parlamentar tem base eleitoral na cidade e migrou para o PSB no último ano com uma articulação que envolveu o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Em 2020, o PSB disputou o segundo turno com Wilson Rezato, que acabou derrotado por Margarida Salomão.

Ainda são possíveis candidatos na cidade a deputada federal Ione Barbosa (Avante); o ex-deputado estadual Isauro Calais; e o ex-deputado federal Júlio Delgado, que ainda está sem partido, mas já mostrou interesse em participar da disputa municipal.