BRASÍLIA - O pai do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), faleceu na madrugada desta sexta-feira (8) em Belo Horizonte. A morte de Helio Cota Pacheco foi confirmada por meio de uma nota da assessoria do senador, mas a causa não foi informada.

O comunicado também informou que por conta do falecimento de seu pai, Pacheco não participou da sessão de encerramento do P20, a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, nesta sexta-feira. O evento, que acontece desde a quarta-feira (6), reúne 35 delegações de mais de 20 países no Congresso Nacional. 

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que informou a ausência de Pacheco “por questões familiares”. 

Na quinta-feira (7), o presidente do Senado participou do evento ao lado de Lira e discursou em defesa de ações para o enfrentamento de desigualdades e da mudança climática, além da reforma de mecanismos da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O evento precede a cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro (RJ) e que reunirá presidentes de vários países. Nesta sexta-feira, as delegações aprovaram uma carta de recomendações que será apresentada no encontro principal.

Participaram os presidentes ou representantes dos Parlamentos de 17 integrantes do G20: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana. 

Também integraram a lista oito países convidados, além de cinco organismos internacionais: Organização das Nações Unidas (ONU), União Interparlamentar (UIP), ONU Mulheres, Parlaméricas e Parlamento do Mercosul.