BRASÍLIA – O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta terça-feira (23), ter em mãos esboço de anteprojeto de repactuação de dívidas bilionárias de estados com a União. Pacheco ainda externou seu otimismo com a proximidade da tramitação do projeto de lei complementar, que vai demandar entendimentos com o Executivo e com os governadores dos estados endividados.

“A consultoria do Senado já colheu sugestões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, já nos apresentou um anteprojeto, um esboço desse projeto. Obviamente, a apresentação de um projeto de lei complementar ainda demanda o diálogo com o Ministério da Fazenda, com o ministro Fernando Haddad e com os próprios governadores dos estados”, afirmou Rodrigo Pacheco.

O senador relembrou reunião, na semana passada, com os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de Minas Gerais, Romeu Zema, do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, de Goiás, Ronaldo Caiado, e o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel de Souza.

Pacheco afirmou ter a expectativa de iniciar a tramitação do projeto de lei complementar sobre as dívidas dos estados com a União em breve. “Eu espero que possamos ter, já no início do mês de maio, a apresentação desse projeto para começar a discutir no Senado, devidamente alinhado com o governo federal e com o ministro Fernando Haddad”, declarou.