NOVA GESTÃO

O novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luis Eduardo Falcão (Novo), eleito nesta sexta-feira (4 de abril), fez sua primeira entrevista coletiva prometendo manter a isenção no comando da entidade. Ele é um dos principais prefeitos do Novo, partido do governador Romeu Zema (Novo), mas destacou que opiniões pessoais não podem ser trazidas para dentro da AMM.

“Nós precisamos separar o que é política ideológica, política partidária e a instituição. A minha posição ideológica, o meu partido político, é coisa lá da minha cidade. Onde eu disputo um partido contra o outro. Aqui (na AMM) é outra coisa. É a Associação Mineira de Municípios e não dos municípios de direita ou esquerda”, avalia.

Apesar de ser do mesmo partido do governador Romeu Zema (Novo), as principais lideranças do governo estadual preferiram não entrar diretamente na disputa. Nenhum representante do governo acompanhou a apuração e divulgação do resultado nesta sexta-feira, em Belo Horizonte. 

O agora ex-presidente da AMM, Marcos Vinicius Bizarro, tem um histórico de boas relações com o governo Zema e chegou a receber apoio do governador no início do processo eleitoral, com elogios durante eventos organizados pela entidade. Interlocutores do governo e da AMM dizem que foi feito um movimento do governo para tentar unificar a candidatura de Falcão e Marcos Vinicius, mas que diante da indisposição de ambos optou por uma neutralidade. 

Durante as eleições para o governo mineiro e para a presidência da República, em 2022, a AMM é seu então presidente, Marcos Vinicius Bizarro, assumiram posição favorável à Zema e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Desta vez, o discurso inicial de Falcão é pela isenção. 

“Quando tiver uma candidatura para presidente ou governador, teremos que tratar com isenção. Abrindo o espaço para todos os candidatos. Acredito que não teremos problemas quanto a isto”, diz.

Nas redes sociais, o governador Romeu Zema parabenizou Falcão após a confirmação da vitória.  “Parabenizo o novo presidente Luis Eduardo Falcão, diretores e conselheiros eleitos da Associação Mineira de Municípios AMM. Não tenho dúvidas que a nova Direção estará comprometida com o desenvolvimento econômico e social das 853 cidades mineiras”, concluiu o governador.