BRASÍLIA - O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, será sua substituta a partir do final de março, quando ele vai deixar o governo para poder concorrer às eleições.

A troca já foi comunicada a ele pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O prazo para políticos com cargos no Poder Executivo se desincompatibilizarem para disputar as eleições vai até o início de abril, seis meses antes do primeiro turno.

“É uma pessoa excepcional, que trabalha muito, uma técnica competente. Ela assume a partir de abril e não vai ter nenhuma descontinuidade. A equipe é a mesma”, disse Rui Costa, em entrevista à "Rádio 95 FM" de Jequié (BA), nesta quinta-feira (29/1).

Filiada ao PT desde a fundação do partido, Miriam Belchior é um quadro histórico em administrações petistas. Trabalhou na própria Casa Civil nos primeiros mandatos de Lula, quando coordenou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e foi ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão no primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Mais de vinte ministros do governo Lula devem deixar seus cargos para concorrerem às eleições. Rui Costa aponta que, na maioria dos casos, o presidente vai escolher substitutos que já estejam nas estruturas dos ministérios.

“Um caso ou outro pode mudar aqui ou ali, mas na essência, o presidente quer manter as equipes porque não faz sentido, a seis meses da eleição, você fazer uma mudança geral nas equipes", apontou.