SENADO FEDERAL

Minas Gerais terá um novo senador a partir do dia 2 de julho: Castellar Neto. Ele assumirá a vaga de Carlos Viana (Podemos), que se licenciará do cargo em função das eleições municipais deste ano. A informação de que Viana se licenciaria foi adiantada por O TEMPO em abril.  

Viana entrou com requerimento nesta quarta (12) no Senado informando sobre o afastamento. Ele não precisaria se afastar do mandato para se dedicar à campanha, mas avaliou como justo o pedido do suplente para assumir o cargo durante o período eleitoral. 

Castellar Neto já foi secretário de governo do prefeito da capital, Fuad Noman (PSD). Ele é primo do secretário da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, e já foi presidente da Federação Mineira de Futebol. 

Ele assumiu a pasta municipal em agosto de 2023 para fazer a articulação entre a Câmara de BH e a gestão de Fuad. Mas em abril deste ano, Castellar foi exonerado - juntamente com outros nomes ligados a Aro - após pressão do PSD, já que o grupo de Aro já teria um nome para a disputa da PBH, que é Carlos Viana. 

Nessa terça (11), o futuro senador acompanhou Aro e o governador Romeu Zema (Novo) em uma reunião com parte da bancada mineira na Câmara dos Deputados.  

A reportagem procurou Castellar por telefone e mensagem, mas ele ainda não retornou. O espaço segue aberto.

O TEMPO