NOVA MINISTRA

BRASÍLIA - Em seu primeiro evento público ao lado da nova ministra dos Direitos Humanos, nesta quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou Macaé Evaristo. Ela assumiu o cargo nesta semana após a demissão de Silvio Almeida, alvo de denúncias de assédio sexual.

Durante evento em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o presidente Lula cumprimentou Macaé Evaristo.

“Agradecendo a mais nova ministra de Direitos Humanos desse país. Ela é deputada estadual em Minas Gerais. Ela foi vereadora em Minas Gerais. Ela trabalhou no MEC com Fernando Haddad. Ela foi secretária da Saúde da Educação em Belo Horizonte. Ela foi secretária da Educação no estado de Minas Gerais e ela agora é a mulher que vai cuidar dos direitos humanos nesse país”, disse.

Desde que assumiu o ministério, Macaé participou da abertura do Seminário Internacional Autismo e Educação Inclusiva e destacou o compromisso com a luta contra o capacitismo e a valorização da diversidade. “Nós somos uma pluralidade de sujeitos e queremos, na nossa pluralidade e nas nossas diferenças, conviver juntos e em sociedade. Esse é um aspecto fundamental da democracia”, afirmou, em evento na terça-feira (10).

Em Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), na quarta-feira (11), a ministra dos Direitos Humanos recordou o seu histórico de luta pela causa e expressou seu compromisso pessoal e institucional com a pauta.  

"Sou professora e assistente social. Venho de um tempo em que não existia o Conanda nem o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a educação ainda não era reconhecida como um direito fundamental das crianças”, lembrou Macaé Evaristo, anunciando que a pauta é uma das prioridades para o Ministério.

 

otempo.com.br