GUERRA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará nesta segunda-feira (25), dia de Natal, de um almoço com o grupo de repatriados da Faixa de Gaza que chegou ao Brasil no sábado (23). O evento será um almoço de boas-vindas e acontecerá na Base Aérea de Brasília.

O terceiro grupo com 30 repatriados da Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e Hamas pousou na capital federal às 6h53 de sábado em um voo coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Eles foram resgatados do local que é o principal alvo de bombardeios da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas.

Das 30 pessoas, 16 são brasileiros e binacionais e 14 são familiares palestinos resgatados de Gaza. São 14 são crianças, 11 mulheres e cinco homens. Outros dois homens chegaram a cruzar a fronteira para o Egito para o retorno ao Brasil, mas não embarcaram: um senhor de 73 anos, por razões médicas, e outro que decidiu não viajar.

Depois do desembarque na capital federal, o grupo seguiu para um hotel de trânsito na Base Aérea e foi atendido por equipes multidisciplinares. Em seguida, nove deles foram encaminhados, entre o sábado e este domingo (24), para encontro com familiares. 

Três para o Rio de Janeiro, um para o Espírito Santo, três para São Paulo e dois para Salvador. Os outros 21 repatriados permaneceram em Brasília, assistidos pelo Governo Federal até definição do destino final, onde serão abrigados.