ELEIÇÕES 2022

Levantamento realizado pelo Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais divulgado nesta terça-feira (25) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 53% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 47%, diferença de seis pontos percentuais.


O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95,45%. Os dados levam em conta os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Conforme apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

Em relação aos votos totais, Lula fica com 50% das intenções, contra 44% de Bolsonaro. Os que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 4%. Os que não sabem ou preferiram não responder representam 2%.


A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08044/2022. O segundo turno das eleições será neste domingo (30).

Rejeição 


A pesquisa ainda traz dados em relação a resposta dos eleitores quando questionados sobre em quem não votariam “de jeito nenhum” para presidente. Segundo o levantamento, 49% dos entrevistados citaram Bolsonaro, enquanto 45% falaram que não votariam em Lula.