CONVERSA ENTRE AMIGOS

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (29), o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, no Palácio do Planalto. Entre outros temas, os dois trataram da relação entre Mercosul e União Europeia (UE), que tentam concluir um acordo entre os dois blocos após mais de 20 anos de negociações.

Liderando uma coalizão de centro-esquerda, Orsi venceu as eleições uruguaias no último domingo (24) contra a chapa apoiada pelo atual presidente do país, Luis Lacalle Pou, de centro-direita.

Após a reunião com Lula, Orsi destacou a “relação estreita” entre seu partido e o de Lula, mandou “saudações” do ex-presidente uruguaio José Mujica e classificou a agenda bilateral como uma “conversa entre amigos”.

Na semana que vem, o Uruguai recebe, na capital Montevidéu, a cúpula de líderes do Mercosul, bloco também formado por Argentina, Paraguai e Bolívia. Embora não tenha citado diretamente o acordo com a União Europeia, Orsi se disse otimista sobre uma “aproximação”.

“Um dos temas centrais será o avanço na relação entre Mercosul e UE. Na maior parte da reunião, analisamos o estado de situação e as possibilidades e temos. E concluímos que estamos otimistas sobre a possibilidade de seguir estreitando laços com nossa região e fundamentalmente com a Europa”, afirmou.

O acordo Mercosul-UE está na fase final de ajustes. No entanto, a conclusão das conversas tem sido dificultada pela França, devido a pressões internas de agricultores franceses, que temem perder espaço no mercado para produtos sul-americanos.

Yamandú Orsi tomará posse em março de 2025. Sua chegada ao poder deve representar uma aproximação maior entre Brasil e Uruguai. Durante os mandatos de Lula e Lacalle Pou, os dois países mantiveram uma relação cortês, porém distante. 

Além disso, o governo uruguaio desagradou aos outros membros do Mercosul por negociar um acordo de livre-comércio com a China. As regras do bloco permitem que negociações desse tipo sejam feitas apenas em conjunto.