O presidente Lula (PT) publicou nesta segunda-feira (21) sua primeira foto após o acidente doméstico sofrido no Palácio da Alvorada, em Brasília, durante o final de semana. Na imagem, ele aparece ao lado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e do ex-chanceler Celso Amorim, que atualmente ocupa o cargo de assessor especial para Assuntos Internacionais.

"Reunião de trabalho no Alvorada com o assessor especial Celso Amorim e o ministro Alexandre Padilha. Conversamos sobre a agenda política nacional e internacional para os próximos dias", escreveu Lula na legenda da postagem.

O acidente, que levou o presidente a bater a cabeça e sofrer um traumatismo craniano, foi classificado como “sério” pelo médico Roberto Kalil, que o atendeu após o incidente. Em entrevista ao colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, Kalil detalhou o episódio, afirmando que o presidente sofreu um sangramento no cérebro. "Lula sofreu um traumatismo craniano, que é como chamamos sempre que alguém bate a cabeça num acidente como esse. Houve sangramento no cérebro. Foi sério, mas ele está bem", afirmou o médico, ressaltando que, apesar da gravidade, o quadro clínico do presidente está controlado.

O boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês informou que Lula teve um ferimento corto-contuso na região occipital, a parte posterior da cabeça. Embora os exames realizados inicialmente não tenham detectado complicações mais graves, o presidente será submetido a novos exames ao longo da semana para monitorar sua recuperação.