No Palácio do Planalto, durante uma cerimônia de condecoração de cientistas e pesquisadores nesta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma sugestão ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para reeditar um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras, máquinas de lavar e televisores.

A proposta vem logo após o encerramento do programa que oferecia descontos em carros zero quilômetro, que resultou na venda de cerca de 125 mil automóveis na última semana.

Em seu segundo mandato como presidente, no ano de 2009, Lula lançou um programa que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em itens da linha branca, o que gerou impacto positivo nas vendas desses produtos na época.

Durante o discurso, Lula destacou que as pessoas precisam, de tempos em tempos, trocar seus utensílios domésticos. "Até falei para o Alckmin: 'Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?'. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito", afirmou Lula.

Em seguida, o presidente direcionou seu pedido à ministra do Planejamento, Simone Tebet, solicitando que ela flexibilize as medidas para que o governo possa "facilitar a vida do povo que quer ter acesso" a esses produtos. Lula enfatizou que o consumo deve ser responsável e que as pessoas não devem gastar além de suas possibilidades.

Fonte:Brasil247