O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou, neste domingo (6/7), solidariedade aos Estados Unidos diante das enchentes que atingem o estado do Texas, especialmente o condado de Kerr. Em publicação nas redes sociais, Lula lamentou as mais de cinquenta mortes confirmadas até o momento e o desaparecimento de mais de vinte crianças.

"Acompanho com tristeza as notícias sobre as enchentes que estão ocorrendo nos Estados Unidos", escreveu o presidente. "Tragédias como essa, que já causou mais de cinquenta mortes, além de ter deixado mais de vinte crianças desaparecidas, comovem a todos, em qualquer lugar do mundo."

As fortes chuvas que atingem o sul dos Estados Unidos nos últimos dias provocaram alagamentos em áreas residenciais e rurais, levando autoridades locais a decretar estado de emergência em diversos condados. Equipes de resgate atuam de forma intensiva, com o apoio da Guarda Nacional, para localizar desaparecidos, oferecer abrigo a desabrigados e restabelecer serviços básicos.

Lula também desejou êxito aos esforços de resgate e assistência prestados pelas autoridades norte-americanas. "Que as autoridades do condado de Kerr, do estado do Texas e do governo norte-americano tenham sucesso nos trabalhos de resgate e de auxílio aos atingidos por esse desastre", declarou.

Por fim, o presidente estendeu sua solidariedade às famílias que perderam entes queridos. "E a todas as pessoas que perderam seus entes queridos, quero expressar a minha solidariedade, e a solidariedade de todo o povo brasileiro. Que Deus os ajude neste momento difícil", concluiu.