BAIXA NO SEGUNDO ESCALÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta quinta-feira (11) o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain Cruz. No lugar, nomeou para o cargo Arthur Cerqueira Valério, que era assessor jurídico na pasta.

Efrain havia sido nomeado para ser o “número 2” do MME em março do ano passado, quase 100 dias após o início do terceiro mandato do presidente. Ele foi indicação dos senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Davi Alcolumbre (União-AP).

À época, o mercado reagiu de forma negativa por Efrain Cruz ser uma figura ligada ao Centrão, o que foi visto como risco político por alguns agentes. Naquele dia, 17 de março, ações de várias empresas do setor elétrico despencaram na Bolsa de Valores. A demora pela nomeação de Efraim Cruz no segundo escalão do MME teve um motivo: ele não era o escolhido do titular da pasta, Alexandre Silveira.

O ministro de Minas e Energia queria indicar Bruno Eustáquio para o cargo. Mas, o nome de Eustáquio foi barrado pelo Palácio do Planalto. Isso porque ele foi secretário do Ministério da Infraestrutura durante o mandato do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Nos bastidores, relatos dão conta que Efrain e Silveira não tinham uma boa relação e acumularam desgastes nos últimos meses. Já Arthur Cerqueira Valério é visto como uma pessoa mais alinhada com o ministro de Minas e Energia. 

Fonte: O TEMPO Brasília