VAGA NO SUPREMO

BRASÍLIA - O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta segunda-feira (10/11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve realizar mais algumas reuniões antes de anunciar o nome indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, Lula deve se encontrar nos próximos dias com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Wagner disse acreditar que o presidente já está convencido a escolher o advogado-geral da União, Jorge Messias, embora ainda não tenha oficializado a decisão. A reunião com Pacheco, segundo o senador, deve ocorrer por deferência e para tratar da intenção de Lula de apoiá-lo em uma eventual disputa pelo governo de Minas Gerais.

O petista avaliou que a conversa deve se concentrar mais na sucessão estadual do que na indicação ao STF. Ele afirmou que Lula pretendia anunciar o nome ainda na volta da viagem à Malásia, no final de outubro, mas adiou a decisão em razão da crise no Rio de Janeiro.

Como o presidente passou apenas alguns dias em Brasília entre o final de outubro e o início de novembro e retorna da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, nesta segunda-feira (11/11), Wagner acredita que a escolha para a vaga do ministro aposentado Luís Roberto Barroso deve ser concluída nos próximos dias.