O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em reunião com líderes da Câmara dos Deputados que convidará os 27 governadores ao Planalto para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, informa o Metrópoles. A iniciativa prevê a ampliação das funções da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição.

A Segurança Pública é considerada uma área de maior competência de estados e municípios, mas o Planalto acredita que uma má performance afeta a popularidade do governo federal. As reuniões com os governadores têm como objetivo ouvi-los sobre o tema e fechar as discussões sobre a PEC, que já foi criticada por tirar autonomia dos estados. Além disso, Lula quer passar a mensagem de que pode cooperar com a bancada dos estados, inclusive os governados por bolsonaristas.

A PEC da Segurança Pública é a principal aposta do governo para melhorar a avaliação da opinião pública sobre o tema. Segundo uma pesquisa AtlasIntel/CNN divulgada em junho deste ano, a segurança é a área com pior avaliação do governo Lula, com 27 % dos entrevistados avaliando positivamente. O levantamento realizou 3.601 entrevistas entre os dias 7 e 11, com margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.