APROXIMAÇÃO

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez questão de registrar a proximidade com os comandantes das Forças Armadas durante o desfile cívico-militar no Dia da Independência, nesta quinta-feira (7), em Brasília. Lula posou para foto de mãos dadas com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os comandantes do Exército, Tomás Ribeiro Paiva; da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno; e da Marinha, Marcos Sampaio Olsen.

O evento desta quinta foi marcado por um clima de pacificação, um dos objetivos delineados pelo Palácio do Planalto. O slogan do desfile era “Democracia, Soberania e União”, que visava arrefecer a polarização que marcou a data e as Forças Armadas durante os anos do governo de Jair Bolsonaro (2018-2022).

Após o desfile, o ministro da Defesa ressaltou que existe uma boa relação do presidente com os militares. “Foi ótimo. Estava todo mundo feliz, todo mundo ajudou, todo mundo tem uma parte importante desse desfile. O governo é isso: todo mundo junto trabalhando pelo país, que é quem mais precisa. Esse momento já existia, talvez não tão público assim, mas já há uma harmonia que dá muito prazer trabalhar”, afirmou Múcio.

No entanto, o tradicional desfile do Dia da Independência não teve a presença de agentes da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF). Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, dirigentes das unidades da corporação nos estados poderão comparecer caso sejam convidados, mas apenas nas arquibancadas, como espectadores.