O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux suspendeu a lei de Porto Alegre (RS) que instituiu o 8 de janeiro como Dia Municipal do Patriota. De acordo com o juiz, o projeto fere princípios básicos da Constituição Federal. Naquele data, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes em Brasília (DF). 

Em sua decisão ,Fux ressaltou que “a Constituição traz preceitos claros no sentido da vedação da atuação de parlamentares contra o Estado de Direito e a ordem democrática na parte em que dispõe que os partidos políticos têm o dever de velar pela a soberania nacional, o regime democrático e os direitos fundamentais da sociedade”. O relato foi publicado no Metrópoles.

A proposta partiu do ex-vereador Alexandre Bobadra (PL). O parlamentar bolsonarista teve a candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. O projeto de lei foi proposto em 15 de março deste ano.