O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, decidiu cancelar as sessões do plenário desta semana. Ele comunicou aos líderes que a Casa estava em obstrução. O parlamentar alega desconforto pelo recuo do governo nas negociações para nomeações de membros do Centão para a Caixa Econômica, informa O Globo.

O ambiente de tensão na Câmara dos Deputados aumentou com o protesto de ruralistas contra recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) de rejeitar o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Também a análise da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação incomoda os parlamentares direitistas. 

Anteriormente, Lira havia avisado aos líderes, por meio de um áudio, que a Casa estava em "obstrução", indicando a ausência de votações. No entanto, o cenário mudou após a reunião dos líderes. Agora, a Casa deve votar uma Medida Provisória de interesse da bancada ruralista, que disponibiliza um crédito extraordinário de R$ 200 milhões para o Ministério da Agricultura. Além disso, está tentando analisar um projeto que trata das cotas de cinema.

O impasse em relação à substituição do comando da Caixa tem causado atritos entre Lira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.