''MELHOR POLÍCIA''

O candidato ao governo de Minas pelo PSD, Alexandre Kalil, disse que a Polícia Militar “é espetacular” na manhã desta sexta-feira (2). Para o ex-prefeito de BH, a corporação “tem seus problemas”, mas o governo “precisa sentar na mesa, conversar, aumentar o efetivo” de militares. Também descartou a instalação de câmeras nas fardas dos servidores da segurança pública. 

“Temos a melhor Polícia Militar do Brasil. Diferentemente de outros estados, não vejo necessidade (de câmeras). A violência vai ter. Nós temos que treinar esse pessoal. A polícia é espetacular. Se houver truculência, ela vai ser punida. Não vou fazer demagogia com a Polícia de Minas Gerais”, afirmou em entrevista a EPTV, afiliada da TV Globo em Varginha, no Sul do Estado. 

Kalil rasga elogios à PM após Romeu Zema, seu maior adversário nas eleições, enfrentar uma greve da segurança pública neste ano. Os servidores do setor cobravam uma recomposição salarial que havia sido prometida pelo atual governador. No fim das contas, conseguiram um reajuste de 10,06%, que foi estendido a todas as categorias.

As afirmações acontecem em um contexto de vários casos de abuso de autoridades de policiais militares em Minas. A cada 1h30, uma pessoa denuncia policiais e bombeiros em Minas Gerais por má qualidade do atendimento e críticas à atuação desses servidores.

Recentemente, a corporação foi criticada após a atuação de um militar na Vila Barraginha, em Contagem, que assassinou uma pessoa durante uma abordagem. O caso não entra nesta estatística, que inclui os casos do inicio do ano.