TUCANOS EM MOVIMENTO

Em evento na noite dessa quinta-feira (13/7), o PSDB confirmou o ex-deputado estadual João Leite como seu presidente em Belo Horizonte. Com a decisão, o ex-goleiro pavimenta ainda mais seu caminho para disputar a eleição municipal no ano que vem. Essa seria a quarta candidatura dele à PBH, após as derrotas para Célio de Castro (2000), Fernando Pimentel (2004) e Alexandre Kalil (2016). 

João Leite substitui Luigi D'Ângelo na presidência do PSDB em BH. Luigi assume, agora, a secretaria executiva do partido, a partir de um trabalho voltado ao interior de Minas. Segundo a sigla, a decisão de troca no comando partiu de um "pedido das bases para conduzir o processo de organização para as eleições de 2024 na cidade". 

Outro político de carreira que voltou a figurar em posição de destaque no PSDB é o ex-governador Eduardo Azeredo. Como mostrou a reportagem no mês passado, ele voltou a figurar nos corredores tucanos e agora vai presidir o Instituto Teotônio Vilela. O objetivo, segundo o partido, é "resgatar o legado dos governos tucanos e retomar os processos de formação política, além de estimular a atuação dos segmentos no processo de reestruturação partidária". 

Além deles, Daniel Barbosa, filho do ex-deputado federal Eduardo Barbosa, vai assumir a coordenação de segmentos do PSDB em Minas, como o núcleo voltado à mulher e o voltado à diversidade (Tucanafro). O movimento é um claro aceno de Daniel ao eleitorado, numa tentativa de herdar o capital político do pai, que não conseguiu a reeleição no ano passado.