TRAGÉDIA NO RS

BRASÍLIA. A primeira-dama, Janja da Silva, adotou uma cachorrinha da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. O município é um dos 336 que estão em estado de calamidade pública por causa das enchentes e fortes temporais que assolam o Estado desde semana passada.  

 Janja publicou vídeo nas redes sociais e deu nome da cadela de “Esperança”. A primeira-dama viajou ao Sul no último domingo (5) ao lado do presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva (PT), e de autoridades do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Tribunal de Contas da União (TCU). 

“Essa é a Esperança, o mais novo membro da nossa família. Ela foi resgatada em Canoas, em meio à tragédia que aflige o Rio Grande do Sul. São milhares de pessoas e animais que sofrem a consequência da crise climática”, escreveu. 

Ainda segundo a primeira-dama, no abrigo em que adotaram Esperança, estão outros 400 bichos que precisam de cuidados. Em seguida, Janja agradeceu à Associação 101 Vira-latas e à Secretaria Municipal de Bem-estar Animal de Canoas.  

“Que a alegria e a resiliência da Esperança inspirem a todos nós a superar desafios e a construir um mundo melhor juntos. Esperança, União e Reconstrução: é isso que o Brasil e o Rio Grande do Sul precisam!”, completou na publicação nas redes sociais. 

Ainda no vídeo, a primeira-dama aparece carregando o animal enrolado em uma manta e entrando dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Com a adoção de Esperança, a cadela se junta a outras duas cachorrinhas de Janja e de Lula: Resistência e Paris. 

O casal mora com os animais de estimação no Palácio da Alvorada, em Brasília, que é a residência oficial da Presidência da República. Resistência e Paris ganharam visibilidade nacional ao subirem a rampa do Palácio do Planalto na posse do petista, em 1º de janeiro de 2023.

Segundo último boletim da Defesa Civil do Estado, o número de mortos subiu para 83; há 111 pessoas desaparecidas e 276 pessoas feridas. Ao todo, 345 dos 496 municípios do Estado contabilizaram algum tipo de problema em decorrência das cheias e dos temporais. Cerca de 850 mil pessoas foram afetadas.  

O presidente Lula e ministros estão reunidos no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (6). O intuito é anunciar medidas de socorro ao Rio Grande do Sul, local visitado pelo primeiro escalão no final de semana. O governo federal articula a votação de uma proposta conhecida como a PEC do Orçamento de Guerra. 

 Essa é a Esperança, o mais novo membro da nossa família. Ela foi resgatada em Canoas, em meio à tragédia que aflige o Rio Grande do Sul. São milhares de pessoas e animais que sofrem a consequência da crise climática. Só no abrigo em que a adotamos, são 400 bichos que precisam de… pic.twitter.com/dXVMGOv8hn

— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 5, 2024

 

O TEMPO