POLÊMICA

Apenas convidados poderão participar da cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para entrega do título de cidadão honorário de Minas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (28). Manifestações contrárias ou a favor ficarão restritas à parte externa da Assembleia.

A honraria será entregue a Bolsonaro em cerimônia com presença do governador Romeu Zema (Novo) e atende a um requerimento apresentado por 25 deputados estaduais, sob liderança do deputado Coronel Sandro (PL).

Já na quarta-feira (23), quando o pedido foi aceito pela Mesa Diretora da ALMG, diversos parlamentares manifestaram repúdio à proposta; em protesto, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG) chegou a convocar uma manifestação na ALMG, contra o ex-presidente, no horário em que a homenagem será feita dentro da Assembleia.

Do outro lado, apoiadores de Jair Bolsonaro convocaram manifestação em apoio a Bolsonaro e prometem fazer um grande ato na Praça da Assembleia, região centro-sul de Belo Horizonte. 

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) divulgou mensagem aos seus apoiadores neste domingo chamando todos para irem à Praça da Assembleia no momento da homenagem.

“Haverá não só essa cerimônia como uma grande manifestação na Praça da Assembleia. Houve um burburinho de que a esquerda iria atrapalhar o evento. Mas o deputado Bruno Engler oficiou um pedido à Polícia Militar para que garanta a segurança e integridade de todos”, destacou o parlamentar.

A cerimônia está prevista para iniciar às 17h. Antes Bolsonaro irá participar de uma cerimônia que marca a posse da nova direção do PL em Minas Gerais.

Fonte: O TEMPO