OPERAÇÃO DI@NA

O homem que ameaçou de estupro e morte as deputadas estaduais Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (Psol) e Lohanna França (PV) foi condenado por crimes cibernéticos, incluindo ameaças, a 12 anos e nove meses de prisão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

A investigação realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apontou que o homem, preso em maio de 2024, utilizava diversos perfis falsos para praticar crimes, incluindo veiculação de simbologia nazista, corrupção de menores, entre outros.

Após a ação, chamada de Operação Di@na, o homem foi trazido a Minas de avião para ser levado à Penitenciária José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O homem fazia parte de fóruns de internet, os denominados "chans", onde grupos planejavam e executavam ameaças, publicavam mensagens de violência contra mulheres, pornografia infantil e outras.

Foram recolhidos computadores e celulares na casa do homem e de outros investigados, entre eles o líder do grupo, que utilizava os apelidos "Leon" e "Grow".