O ex-presidenciável Fernando Haddad criticou a portaria do Ministério da Educação (MEC) que restringe o número de participantes brasileiros em congressos nacionais e internacionais, mesmo que os gastos com a viagem não seja do governo. A medida foi publicada no último dia de 2019.

"MEC restringe o nº de cientistas brasileiros em congressos nacionais e internacionais, mesmo que a despesa com a viagem não seja do governo. Cientistas dizem que a medida não tem precedente em nenhum lugar do mundo democrático", escreveu o ex-prefeito de São Paulo no Twitter.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) pediram a revogação da medida, lembrando que as reuniões científicas são cruciais para a troca de conhecimento e o estabelecimento de parcerias.

“A Portaria do MEC inibe a interação entre os pesquisadores brasileiros, prejudica a internacionalização e o protagonismo da ciência e da tecnologia nacionais. Urge revisá-la”, escrevem as entidades.

Fernando Haddad 
✔@Haddad_Fernando
 
 
MEC restringe o nº de cientistas brasileiros em congressos nacionais e internacionais, mesmo que a despesa com a viagem não seja do governo. Cientistas dizem que a medida não tem precedente em nenhum lugar do mundo democrático. https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/portaria-do-mec-restringe-numero-de-viagens-de-cientistas,a4e21778ea189f82ea37dba074e62166zy4tcteh.html …


Portaria do MEC restringe número de viagens de cientistas
Ministério não entende como funcionam as pesquisas e os congressos acadêmicos, dizem especialistas; governo não se manifestou

terra.com.br