O governo do presidente Lula (PT) anunciou nesta quarta-feira (29) uma nova série de medidas para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Entre as ações estão novas linhas de financiamento para empresas, ampliação do crédito rural e nova linha de crédito para o financiamento de estudos e projetos no estado.

Há um mês, o Rio Grande do Sul enfrenta os impactos de fortes chuvas e enchentes, que resultaram em 169 mortos, 50 desaparecidos e mais de 600 mil desabrigados.

Novas linhas de financiamento

Segundo o jornal O Globo, entre as principais ações está a introdução de novas linhas de financiamento para empresas, que somarão até R$ 15 bilhões, oriundos do Fundo Social. Essas linhas serão operadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e incluem:

Compra de Máquinas, Equipamentos e Serviços: Com taxas base de 1% ao ano, mais spread bancário, e prazos de até 60 meses, com carência de 12 meses.

Financiamento a Empreendimentos: Voltado para projetos customizados, incluindo obras de construção civil, com as mesmas taxas base de 1% ao ano e prazos estendidos até 120 meses, com carência de 24 meses.

Capital de Giro Emergencial: Taxas de 4% ao ano para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e 6% ao ano para grandes empresas, mais spread bancário. O prazo será de até 60 meses, com carência de 12 meses.