A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, criticou nesta segunda-feira (4) os debates feitos pela mídia hegemônica brasileira a respeito do corte de gastos do governo federal. Na visão de Gleisi, os economistas ouvidos pela grande imprensa só querem fazer cortes no orçamento em políticas que afetam a vida do povo trabalhador e dos mais pobres.

“As conversas da mídia e seus economistas para cortar o orçamento público só recaem em cima daquilo que atinge o povo trabalhador e os pobres: pisos de saúde e educação, reajuste do salário mínimo, seguro desemprego, abono salarial, BPC”, escreveu a deputada.

Segundo a presidente do PT, debates sobre cortes em cima de privilégios dos mais ricos são ignorados pela mídia brasileira. “Nada se fala dos juros estratosféricos, que vem aumentando a dívida, do sistema tributário injusto e concentrador de renda, das desonerações bilionárias. Dá uma tristeza!”, lamentou Gleisi.

Nos últimos dias, o mercado financeiro vêm intensificando as pressões para que o governo federal promova um ajuste nas contas públicas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira que as medidas de contenção de gastos públicos a serem anunciadas pelo governo estão “muito avançadas” do ponto de vista técnico e afirmou acreditar ser possível apresentar as iniciativas nesta semana.

As conversas da mídia e seus economistas para cortar o orçamento público só recaem em cima daquilo que atinge o povo trabalhador e os pobres: pisos de saúde e educação, reajuste do salário mínimo, seguro desemprego, abono salaria, BPC…Nada se fala dos juros estratosféricos, que…

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 4, 2024

 

 

 

Brasil247