DISPUTAS MINEIRAS

O ministro de Minas e Energia no governo Lula (PT), Alexandre Silveira, definiu o governo de Romeu Zema (Novo) como “gestão fracassada” e “período obscuro”. Ele fez duras críticas ao Executivo mineiro e atacou, principalmente, a ausência de ações do governador para solucionar as dívidas e equilibrar as contas de Minas.

“O governador Romeu Zema é o único governador na história de Minas Gerais que não pagou um centavo da dívida pública com a União”, destacou o ministro em entrevista ao quadro Café com Política, da FM O TEMPO 91,7. Atualmente, a dívida do Estado chega a cerca de R$ 160 bilhões.

Silveira lembrou que no governo de Fernando Pimentel (PT), a dívida era em torno de R$ 110 bilhões e que a necessidade de fazer esses pagamentos comprometeu o governo do petista, mas que, no final da gestão Pimentel, Minas obteve uma liminar para suspender o pagamento da dívida, que teria beneficiado o atual governo. Porém, Zema não teria feito nada depois dessa liminar para buscar uma solução efetiva para as contas mineiras.

“Para minha surpresa e demonstrando total irresponsabilidade com as contas de Minas, ele (Romeu Zema) com um governo federal, o governo Bolsonaro, alinhado com ele, o governador não procurou sequer diminuir os impactos dessa dívida com o pagamento dos juros. Ele não procurou com o presidente da época (Bolsonaro) para estender essa dívida para encontrar uma forma de equacionar a situação”, destacou.

Fonte: otempo.com.br