VETO

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vetou o projeto de lei que alterava o nome da avenida General Olímpio Mourão Filho, no Bairro Itapoã, região da Pampulha, para Vereador Antônio Pinheiro, ex-parlamentar ligado a movimentos sociais. O veto foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (31 de outubro).

Em sua justificativa encaminhada à Câmara Municipal, o chefe do Executivo aponta que a avenida já possui denominação oficial há mais de dez anos e que, para a troca de nome, não houve a apresentação de determinados documentos necessários. No caso, a certidão de óbito e um abaixo-assinado firmado por, ao menos, 60% dos moradores da via, acompanhado de cópia do comprovante de residência dos subscritores.

Atualmente, a avenida leva o nome de um militar ligado ao período da ditadura no Brasil. General Olímpio Mourão Filho comandava a 4ª Região Militar, em Juiz de Fora, quando, em 1964, deslocou as tropas ao Rio de Janeiro com o objetivo de depor o então presidente João Goulart.

Por outro lado, Antônio Pinheiro, que seria o novo homenageado, foi vereador em Belo Horizonte por cinco mandatos, além de ter exercido também o cargo de deputado estadual. Em sua atuação política, era conhecido pelo trabalho social, sendo um dos fundadores da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável. Ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte em 2011. Pai do jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo, o ex-parlamentar faleceu em 2021.

 

Fonte: otempo.com.br