VISITA A BRASÍLIA

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), se reuniu nesta quinta-feira (7 de novembro) com os ministros de Cidades, Jader Filho, e Saúde, Nísia Trindade, em Brasília. O prefeito discutiu a construção de 4.500 moradias populares na região do antigo Aeroporto Carlos Prates e solicitou apoio para expansão e custeio de serviços de saúde. No fim da tarde, Fuad se encontra com o ministro de relações institucionais, Alexandre Padilha, e o ministro dos transportes, Renan Filho, para falar sobre a municipalização do Anel Rodoviário.

Construção de bairro no Aeroporto Carlos Prates

Em reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, Fuad tratou do projeto habitacional que prevê edificações de até 17 andares e apartamentos na Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, com possibilidade de venda dos imóveis no futuro. Segundo o prefeito, as tratativas avançaram, e o fechamento do projeto final está previsto para o próximo dia 14. 

“Está faltando uma assinatura da ministra Ester Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), mas parece que já está bem encaminhado. Então acho que finalmente nós teremos o aeroporto preparado”, explicou Fuad em coletiva de imprensa. Ele destacou que o próximo passo será a avaliação financeira e orçamentária, necessária para o início dos projetos executivos e da construção, prevista para o ano que vem. “O projeto foi definido em três fases: primeiro o parque, que já está pronto; segundo, os equipamentos públicos, que já começamos a fazer, tanto o Centro de Saúde quanto uma Emei. Estamos trabalhando agora na fase três, que é esse projeto que está caminhando”, afirmou o prefeito.

A prefeitura de Belo Horizonte e representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Ministério da Gestão devem se reunir novamente na próxima semana para finalizar os detalhes do projeto habitacional do Carlos Prates. A expectativa é que, após esse encontro, o termo de autorização para a construção das moradias seja oficializado.

Demandas da saúde

Em reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o prefeito de Belo Horizonte apresentou demandas para o sistema de saúde municipal, incluindo a necessidade de novas viaturas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele informou que o governo federal já possui um projeto para renovação de parte da frota, com Belo Horizonte sendo uma das cidades contempladas. “Mostramos as nossas necessidades, por exemplo, das viaturas do SAMU, e fomos informados que já tem um projeto do governo federal para trocar algumas dessas viaturas”, disse Fuad.

Fuad ressaltou, ainda, o interesse do Ministério da Saúde em fortalecer a parceria para o Hospital do Câncer, mantido pela prefeitura em conjunto com a Faculdade Ciências Médicas de Belo Horizonte. A inauguração oficial do hospital está marcada para o dia 25, com a presença da ministra. Durante a reunião, o prefeito solicitou também recursos federais para custeio de cinco novos centros de saúde, três unidades de pronto atendimento (UPAs) e quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) na cidade. “Os recursos para construção, a prefeitura tem; o que nós estamos pedindo é um recurso para custeio desses instrumentos a partir do ano que vem”, afirmou Fuad.