O prefeito Fuad Noman (PSD) não irá interferir na eleição para a sucessão da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A declaração foi dada aos 36 dos 41 vereadores, reeleitos e eleitos para a legislatura 2025-2028, presentes em um café da manhã, nesta quarta-feira (6 de novembro), no Salão Nobre da prefeitura. Tratado como institucional, o encontro foi o primeiro entre o prefeito e os parlamentares desde a reeleição. 

Em coletiva à imprensa, Fuad, que viu o atual vice-presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos), tornar público o apoio de 21 vereadores à sua candidatura, repetiu a declaração. “Eu não vou interferir na eleição para a Câmara. A Câmara tem 41 vereadores. Eles são responsáveis pela eleição. Quem eles elegerem, eu bato palma”, reiterou o prefeito reeleito.

Questionado, então, se não lançaria o líder do governo, Bruno Miranda (PDT), para a sucessão, Fuad disse que não indica ninguém. “Se ele (Miranda) quiser se lançar, se os vereadores quiserem lançá-lo, se a esquerda quiser lançar mais um candidato, problema deles. A prefeitura não vai colocar a digital na eleição da Câmara”, frisou o prefeito. Miranda, que estava ao lado do chefe do Executivo durante a coletiva, concordou.

O café da manhã foi realizado dez dias depois do jantar promovido pelo secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, para viabilizar a candidatura de Juliano. Entre os 21 vereadores que declararam apoio ao atual vice-presidente, estão parlamentares da própria base, como Wanderley Porto (PRD), Michelly Siqueira (PRD), Rudson Paixão (SD), Diego Sanches (SD), Wagner Ferreira (PV) e Edmar Branco (PCdoB).

Faltaram ao encontro no Salão Nobre da prefeitura as vereadoras reeleitas Professora Marlí (PP) e Marcela Trópia (Novo) e os vereadores eleitos Vile (PL), Leonardo Martins, o Tileléo (PP), e Lucas Ganem (Podemos). De acordo com a prefeitura, os quatro informaram, com antecedência, que não participariam do café da manhã com o prefeito, já que estão fora de Belo Horizonte. O convite foi feito aos parlamentares pela Secretaria de Governo ainda na última quinta-feira (31 de outubro).