BRASÍLIA - Os pré-candidatos à presidência da República, senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) e governador Romeu Zema (Novo), ironizaram, nesta quarta-feira (18), o rebaixamento da Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro. A escola homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu enredo e sofreu críticas da oposição e de grupos evangélicos retratados em ala sobre o conservadorismo.

"Lula é sempre uma ideia ruim, seja para governar o país, seja para um samba-enredo. Nunca nos esqueçamos: família é algo sagrado. Depois dessa escola, o próximo rebaixamento vai ser do Lula e do PT", escreveu Flavio em publicação no X. Ele também citou um versículo da Epístola de Gálatas, livro do Novo Testamento. "De Deus não se zomba; pois tudo o que o homem semear, isso também colherá", publicou.

 Zema disse que o rebaixamento é a primeira derrota do PT neste ano eleitoral. "A gente fica muito triste com uma notícia dessas", afirmou no X com uma seleção de memes para demonstrar comemoração. O governador resgata, inclusive, um vídeo em que aparece estourando foguetes.

Parlamentares de oposição também aderiram à enxurrada de críticas e celebrações diante do resultado da apuração do Carnaval do Rio. "A escola foi rebaixada demonstrando como Lula está afundando o Brasil. Isto sim foi uma homenagem muito bem adequada", disse o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

"Prenúncio do que irá acontecer nesse ano: Lula e sua gangue serão rebaixados e nós elegeremos Flavio Bolsonaro presidente", se manifestou o também deputado Filipe Barros (PL-PR) em suas redes. Para o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL), a derrota da Acadêmicos de Niterói é humilhante para Lula.

Rebaixamento

A escola Acadêmicos de Niterói foi rebaixada à Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro no ano em que estreou no Grupo Especial. Os jurados atribuíram apenas uma nota 10 à escola nos nove quesitos avaliados. A agremiação desfilou no domingo (15/2) com o enredo "Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil".

O presidente Lula acompanhou o desfile do camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro. A primeira-dama Janja desistiu de estrear pela escola de última hora e foi substituída no encerramento do desfile pela cantora Fafá de Belém.