A prefeitura de Belo Horizonte inaugurou, neste sábado (29/11), uma estátua de bronze em homenagem ao prefeito Fuad Noman. O monumento fica no vão do edifício Sulacap, na avenida Afonso Pena, região Central, onde foi construída uma praça com o nome do prefeito.

A escultura retrata Fuad sentado em um banco, usando o suspensório que se tornou marca registrada. Ao fundo, está o viaduto de Santa Tereza - cenário que o prefeito desejava recuperar ao defender a demolição do anexo do prédio Sulacap, ação iniciada por ele com a “primeira marretada”.

Na época, Fuad disse: “A primeira marretada foi dada. Podemos quebrar tudo e voltar como era antes. Lembro de quando eu era criança e minha mãe me trazia para passear no Centro da cidade, a gente sempre parava na praça que tinha aqui. Isso é a história de Belo Horizonte”.

damiaomulherfuad.jpg

A cerimônia de inauguração reuniu familiares - a esposa, dona Mônica, filhos, netos e bisnetos - e teve apresentação da Banda da Guarda Municipal, em um clima marcado por emoção e lágrimas, mas que priorizou a alegria da celebração.

filhofuad.jpg

O filho de Fuad, Paulo Noman, brincou ao comentar o monumento em seu discurso. “A única coisa que pedi é que ele estivesse sentado, para não machucar os joelhos”.

Ele afirmou que o local reforça o significado da homenagem e fortalece o sentimento de alegria que Fuad tanto prezava. “Quem quiser pode vir aqui conversar com ele. Nós viremos. Ele vai gostar, é isso que deixava ele feliz: pessoas, festa, música”.

Fuad Noman foi reeleito em 2024, mas morreu em 26 de março de 2025, depois de uma longa internação, iniciada poucos dias após tomar posse no cargo. Ele faleceu depois de complicações durante o tratamento de um câncer detectado ainda na campanha eleitoral.

Gratidão

O prefeito Álvaro Damião (União) também participou da cerimônia e fez um discurso em tom de agradecimento. “Quem ganhou as eleições não foi o Fuad, não fui eu, foi o sonho que ele tinha e no qual nós acreditamos”, afirmou.

damiaoesposafuad.jpg

Ele lembrou os momentos que viveu com Fuad durante a campanha. “Agradeço. Mesmo com o pouco tempo que tivemos juntos, deu para entender o que é o melhor para Belo Horizonte”, disse.

Vereadores, secretários municipais e outras autoridades também estiveram presentes.

A obra 

A escultura foi produzida em bronze, mede 1,75m x 0,60m e pesa 150 kg. De acordo com a prefeitura, a obra é Instalada sem base, no mesmo nível da calçada, o que permite maior proximidade e interação com o público. 

O processo de criação seguiu etapas tradicionais da escultura em bronze, incluindo estudo iconográfico, croquis, matriz em argila, formas em gesso e cera, fundição artística, oxidação e acabamento final. A peça foi transportada em embalagem especial e instalada diretamente na praça, compondo o espaço urbano de forma acessível e democrática. 

A obra é assinada pelo escultor Leo Santana, responsável por alguns dos mais conhecidos monumentos públicos de Minas Gerais e do Brasil, como a escultura “Drummond no Calçadão”, em Copacabana. Em Belo Horizonte, o artista criou obras como Pedro Nava e Carlos Drummond (Praça do Encontro), Encontro Marcado (Biblioteca Pública), Henriqueta Lisboa (Savassi), Pacífico Mascarenhas (Clube da Esquina) e  Dona Lucinha (Mercado Central). 

Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2022, após a saída de Alexandre Kalil, de quem Fuad era vice. 

Álvaro Damião era vice na chapa de Fuad e assumiu o cargo com o falecimento do prefeito. Ele lembrou o legado recebido destacando a habilidade de Fuad para condução de conflitos e criação de diálogos. “Mesmo nos momentos mais difíceis,  nunca levantou a voz”, destacou.