ELEIÇÕES 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, afirmou, na noite desta sexta-feira (21) que não tem a intenção de entrar com pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu não pretendo entrar com nenhum pedido de impeachment contra o senhor Alexandre de Moraes, até qualquer um do povo pode fazê-lo”, garantiu.


A afirmativa foi feita durante sabatina transmitida no SBT em resposta à pergunta do jornalista da CNN Márcio Gomes, que citou uma fala do vice-presidente Hamilton Mourão, recém eleito senador, sobre o STF. Segundo Mourão, o ministro Moraes “ultrapassou o limite” e, por isso, o futuro senador prometeu discutir o impeachment no Senado. “O senhor pretende, se reeleito, apoiar algum movimento de impeachment de ministros do STF no Senado?”, perguntou o jornalista.


Bolsonaro então lembrou que, no passado, já entrou com pedido de cassação de Moraes, mas “não prosperou por decisão do presidente do Senado”. “Qualquer processo de cassação compete exclusivamente ao Senado Federal. Da minha parte, não pretendo aumentar o número de ministros”, reforçou o presidenciável.