ATO POLÍTICO

Jair Bolsonaro sobrevoa nesta sexta-feira (13) as áreas de Santa Catarina atingidas por um ciclone. O ex-presidente sobrevoa a região com o governador do estado, Jorginho Mello (PL). Ato ocorre em meio à reclusão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devido a recuperação de duas cirurgias: uma artroplastia no quadril e um procedimento nas pálpebras.

A ação de sobrevoar a região pode ser vista como um ato político, uma vez que o presidente Lula não esteve presente na área após a tragédia. Apesar de ser considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro tem persistido em manter agendas públicas e adotado uma postura crítica em relação ao governo atual por meio de suas redes sociais.

Apesar da reclusão, Lula realizou durante o feriado de quinta-feira (12), dedicado a Nossa Senhora Aparecida, uma videoconferência com os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom), além de Celso Amorim (Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República) e Marco Aurélio Marcola (Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República). 

No encontro virtual, foi tratado a repatriação de brasileiros em meio ao contexto do ataque do grupo extremista palestino Hamas a Israel. Além disso, as autoridades também conversaram sobre situação das fortes chuvas em Santa Catarina, bem como da seca e das queimadas que afetam o Amazonas.