A ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), defendeu, em visita a Belo Horizonte, neste sábado (24), que partidos de esquerda se unam na disputa à prefeitura da capital mineira.

Na avaliação da fundadora da Rede Sustentabilidade, lideranças alinhadas à ideologia progressista devem repetir, em BH, a estratégia adotada na campanha presidencial de Lula, em 2022, que se aliou a outras lideranças mais à esquerda para fazer frente à tentativa de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

“Tem momentos na história em que a gente precisa olhar de baixo para cima para ver o que está acima de nós. E acima de nós está a democracia, o desenvolvimento econômico e social, o direito das pessoas”, declarou Marina Silva, que esteve em Belo Horizonte para lançar a pré-candidatura da deputada estadual Ana Paula Siqueira à prefeitura de BH. 

As declarações da ministra fizeram referência à presença de outros três pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte no evento que lançou Ana Paula como candidata à PBH. Além da deputada estadual, subiram ao palanque a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) e os deputados federais Rogério Correia (PT-MG) e Duda Salabert (PDT-MG), todos com nomes já colocados para a disputa municipal. 

Em fala direcionada a correligionários e também aos pré-candidatos presentes, a ministra Marina Silva comparou a politica a um ecossistema e defendeu que a diversidade de vozes para fortalecer projetos em prol da democracia. 

“Nós aprendemos a lição. A política tem que ser um ecossistema saudável. É na diversidade que o ecossistema fica mais forte. É importante, no momento em que a gente precisa, ter uma Duda (Salabert) fortalecida, ter uma Bella (Gonçalves) fortalecida, ter um Rogério (Correia) fortalecido. Ter a Ana Paula Siqueira que veio lá da periferia, para mostrar que uma assistente social, como deputada, como militante, vai governar Belo Horizonte para todos”, declarou a ministra. 

Marina Silva ainda defendeu o nome da pré-candidata da Rede à PBH e elogiou a trajetória da parlamentar. “Existem aqueles que governam para poucos, mas existem aqueles que se dispõem a governar para todos, desde que seja com base naquilo que é legitimo, democrático, institucionalmente correto.  A candidatura da deputada Ana Paula é exemplo de alguém que conhece a vida da cidade, sobretudo dos menos favorecidos, mas que está se dispondo a governar para todos”,  defendeu a ministra, que defendeu um projeto de governo que garanta emprego, renda, saneamento básico, transporte e saúde de qualidade para a população da capital mineira.