O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Augusto Anastasia, destacou a tradição mineira de convivência democrática na política durante discurso na solenidade da Ordem do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Anastasia foi o orador oficial do evento, realizado nesta terça-feira (16/9) no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Anastasia já foi governador de Minas Gerais e senador pelo estado. Em sua fala no evento da ALMG, o ministro do TCU tratou a política em Minas como espaço de integração.

“Minas, por suas montanhas, sabemos, transita fortemente sempre a ideia de liberdade. E mais do que isso, como se viu aqui, um ambiente de integração, de convergência, de departamento. Em Minas, podem até eventualmente brigar as ideias, mas não brigam as pessoas. Nós podemos ser eventualmente adversários políticos, mas jamais devemos ser inimigos”, discursou.

O coro da vocação política de Minas também foi puxado pelo presidente da Assembleia, o deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB). O parlamentar, que também discursou no evento, explicou que a Ordem visa reconhecimento por parte dos deputados de pessoas que trabalharam em prol da sociedade

“Cada homenageado que hoje recebe essa comenta, por indicação e reconhecimento dos nossos colegas deputados e deputados da nossa Assembleia, se soma a uma galeria de nomes que, com coragem, doação e espírito público, ajudam a escrever a história do nosso estado”, diz Tadeuzinho. “Aqui em Minas, priorizamos o saber ouvir, o agir com prudência à busca da conciliação, mas também a coragem e a firmeza de sustentar, mesmo em cenários adversos, os valores inegociáveis e os princípios fundamentais da ordem democrática.”