O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), reclamou da ajuda do governo federal ao estado após as enchentes devastadoras em abril e maio deste ano. 

"Os resultados entregues são muito menores que a propaganda oficial apresenta. A propaganda é extensiva, mas o que chega na ponta ainda é muito limitado", disse Leite em entrevista à CNN Brasil. 

Ele ainda criticou "a burocracia que limita o acesso a recursos, levando a demissões no estado". E defendeu como solução política para o país o que chamou de "centro radical":

"Não há nenhuma falta de firmeza do meu lado, e é o que eu defendo para o centro, que sejamos um centro radical, que a gente defenda vivamente o que nós acreditamos, contrapondo os dois polos que estão aí se apresentando, dominando o debate".

Segundo informações do portal Brasil Participativo, o governo Lula já destinou R$ 94,4 bilhões para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Deste montante, R$ 21,8 bilhões já foram efetivamente entregues à população gaúcha.

A Advocacia-Geral da União (AGU) está preparando um "dossiê" para refutar as críticas do governador tucano sobre a entrega de recursos destinados pelo governo federal ao estado após a crise climática.