O TEMPO CHECAGEM

Um recorte de um documento do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que está circulando em grupos bolsonaristas de Belo Horizonte mostra um posicionamento da agremiação, negando apoio para partidos de extrema direita e também com candidatos alinhados com o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Sobre a parte destacada, há também os dizeres: “Entenderam o que é o PSB e seus coligados?” e “Precisa de alguma prova para acordar?”

A agência O Tempo Checagem foi conferir a veracidade do documento.

Em seu artigo 2º, o documento diz que “As coligações para as eleições municipais de 2020 deverão ser realizadas, preferencialmente com os Partidos de esquerda e centro esquerda, podendo ser ampliadas com Partidos de outros espectros políticos desde que aprovadas pela Comissão Executiva hierarquicamente superior.”

Em seguida, no parágrafo único do artigo, a resolução explica ainda mais: “Fica terminantemente vedado a possibilidade de apoio à candidatura e/ou candidatos que defendem o atual governo. De igual modo, não terão legenda para disputar qualquer cargo pelo PSB aqueles que defendem o bolsonarismo/extrema direita.

O documento se trata da Resolução CEN Nº 003/2020, da executiva nacional do partido, que orienta os filiados em todo o país sobre novas candidaturas e a formação de coligações nas eleições municipais deste ano. Ele foi aprovado em junho deste ano e assinado pelo presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira.

 A íntegra do documento pode ser encontrada no próprio site do partido, acessando:http://psb40.org.br/cms/wp-content/uploads/2020/06/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CEN-003-Coliga%C3%A7%C3%B5es.pdf

Em outra notícia publicada no site nacional do partido há a novamente o alerta: “Apoio ou coligação com os candidatos vinculados politicamente ao governo Bolsonaro estão terminantemente proibidos.” Veja aqui.

Portanto, é verdadeiro que o PSB proíba candidatura e coligações com bolsonaristas e partidos de extrema direita.