O deputados federais e pré-candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT), firmaram um compromisso na última segunda-feira (1º) para que se chegue a uma chapa única de esquerda nas eleições municipais de outubro, informa O Globo. Os políticos reforçam a ideia de estarem juntos em uma coligação já no primeiro turno.

No entanto, ainda não existe um consenso sobre quem irá encabeçar a chapa, e aliados dos dois afirmam que nenhum tem a intenção de ceder. “Duda tem mantido conversas com o progressismo, mas não tem nenhum tipo de acordo para abrir mão da candidatura. A construção é toda no sentido de que eles se juntem a nós, até porque ela está na frente nas pesquisas”, disse o vereador Bruno Miranda, presidente municipal do PDT.

Articuladores do lado de Correia afirmam que a reunião representou um avanço, mas sem chegar a um denominador comum. “A disputa da cabeça de chapa é o que tem emperrado o debate, mas há o entendimento de que a unidade é fundamental para chegarmos no segundo turno”, afirma a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol), que apoia o petista e retirou sua pré-candidatura.

As duas candidaturas também buscam o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que na semana passada, em entrevista à rádio FM O Tempo, fez um aceno a Rogério Correia. “O Rogério é o candidato do PT. Ele é um quadro muito respeitado e continua sendo o candidato do PT, o meu candidato a prefeito de Belo Horizonte”, disse.

Segundo a primeira pesquisa Quaest, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a corrida eleitoral. Duda Salabert e Rogério Correia aparecem empatados em segundo lugar dentro da margem de erro com outros quatro pré-candidatos.

 

Fonte: Brasil247