São Paulo- O deputado estadual Douglas Garcia, do PSL, assumiu nesta sexta-feira 5, durante uma sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo, que é gay. O anúncio foi feito um dia depois de ele ter sido preconceituoso e agressivo com a deputada transexual Erica Malunguinho (PSOL).
"Se um homem que se acha mulher entrar no banheiro em que estiver minha mãe ou minha irmã, tiro o homem de lá a tapa", discursou Douglas Garcia, se referindo a Erica Malunguinho, após ela defender identidade de gênero em práticas esportivas. Erica, primeira mulher transexual a ocupar uma cadeira na Alesp, afirmou que abrirá um processo interno, junto com outros partidos, contra o deputado.
"Ao invés do deputado Douglas Garcia empregar sua inteligência e energia nas infindas questões do estado capazes de determinar a qualidade da própria existência das pessoas, ele está procurando meios de fragilizar a humanidade de pessoas que já estão em situação constante de vulnerabilidade", escreveu a deputada em sua página no Facebook.
Nesta sexta, quem falou em nome de Douglas foi a deputada estadual Janaina Paschoal, de seu partido. "Ele tomou uma decisão e como ele está um pouco abalado, ele pediu para eu fazer essa comunicação por ele. Porque hoje depois de 25 anos ele conseguiu conversar com os pais dele e dizer que é homossexual", disse, da tribuna.
Em seguida, ele foi ao microfone: "Não diminui em nada as bandeiras que eu venho defendendo aqui na Assembleia Legislativa contra a 'ideologia de gênero'".