OURO PRETO

O principal nome do partido Novo para substituir o governador Romeu Zema no fim de seu segundo mandato, em 2026, o vice-governador, Professor Mateus, teve momento de destaque durante a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência neste domingo (21), em Ouro Preto, região Central de Minas Gerais. 

A fim de popularizar seu nome para a disputa de 2026, o vice-governador vem crescendo sua presença nas redes e sendo cada vez mais citado por Zema. Em seu discurso na cerimônia deste domingo, inclusive, o governador elogiou o vice diversas vezes.

“Difícil falar depois de um professor de direito brilhante como o Mateus Simões […] Hoje, graças à equipe de técnicos que montamos, coordenada pelo vice-governador, Professor Mateus, tenho tranquilidade em afirmar que o caminho de desenvolvimento de Minas está trilhado e que o futuro do nosso Estado é cheio de esperança”. 

Mateus Simões, declarado orador oficial da solenidade, discursou no lugar do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, principal homenageado do dia, mas que não pode comparecer devido a idade avançada. Em sua fala, o vice-governador criticou o que ele chamou de “destruição dos heróis nacionais”:

“Me assunta profundamente que nós temos cultuado nas ultimas décadas no Brasil um esforço de destruição dos nossos heróis. O Tiradentes apresentado nas escolas nas ultimas décadas não é um herói nacional, mas um bode expiatório de uma conspiração […] o reconhecimento dos nossos heróis não é um movimento nacionalista sem sentido, é e um movimento nacionalista nos sentido de construção do que é a cultura brasileira efetivamente”.