CAMPANHA

Em seu segundo dia de campanha eleitoral, o deputado estadual e candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Mauro Tramonte (Republicanos), participou de agenda com seu apoiador e ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (sem partido) neste sábado (17 de agosto). Acompanhando os dois, também estiveram o deputado Gilberto Abramo e a vice na chapa com Tramonte, Luísa Barreto (Novo).

O encontro ocorreu durante caminhada no Morro do Papagaio, aglomerado na região Centro-Sul da capital mineira. Os quatro percorreram as ruas da comunidade, conversaram com moradores e apoiadores e fizeram promessas para o pleito deste ano. A agenda de campanha começou com um encontro com moradores na rua São Tomás de Aquino, no bairro Vila Santa Rita de Cássia, e terminou na pracinha do Amor.

De acordo com Tramonte, sua campanha será “junto ao povo”, com forte apelo ao corpo-a-corpo. “É desse jeito que vamos trabalhar, vamos estar na rua, junto com o povo, olhando os problemas do povo. Não é ficar sentado em gabinete, não. Sentar em gabinete não adianta nada. O que queremos é isso aqui. Conversar com o povo, ver os problemas, saber o que a gente pode fazer. É isso que queremos para a comunidade e para toda Belo Horizonte”, diz. 

Questionado sobre os problemas e propostas para as comunidades, vilas e favelas, Tramonte afirmou que está ouvindo as demandas do povo. “Vamos fazer o que a comunidade precisa. Você passou ali e viu como as coisas estão esquecidas. A última obra feita foi pelo prefeito Alexandre Kalil. Estamos vendo os problemas da comunidade. Esse povo precisa da gente, mais do que muitos aí. Aliás, para todas as comunidades”, pontuou.

Ainda, o candidato ressaltou que visitará outros aglomerados, como o da Serra, da Cabana Pai Tomás e a Pedreira Prado Lopes. Também, Tramonte pretende visitar Unidades de Pronto Atendimento, escolas e outras estruturas da cidade. “Se você se propõe a ter planos para a cidade e a ajudar a cidade, você tem que botar o pé na rua e ir onde o problema está”, concluiu o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte. 

Por fim, Tramonte reforçou que tem “bastante expectativa” para os próximos dias de campanha. “Não vamos ser prefeito de gabinete, não, vamos ser prefeito de rua”, finalizou. 

No domingo, Tramonte, Kalil e Luísa Barreto participam de uma caminhada e roda de conversa com moradores da comunidade Cabana Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizote. 

Kalil vai ao Republicanos

O ex-prefeito de Belo Horizonte está próximo de uma filiação ao Republicanos, partido de Mauro Tramonte. Kalil já se desfiliou de seu antigo partido, o PSD, do atual prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman. 

O anúncio da saída da legenda ocorreu no último dia 26. O correligionário de Tramonte deve assumir a cadeira de presidente estadual da agremiação em novembro deste ano, no lugar de Euclydes Pettersen, após as eleições municipais.

Quando foi divulgado que Kalil iria se filiar ao Republicanos, foi aventada a possibilidade de que ele seria alavancado à posição de candidato ao governo do Estado em 2026. 

Contudo, a hipótese encontra dificuldades dentro do partido, que também pleiteia que o senador Cleitinho Azevedo possa concorrer à vaga no Executivo estadual.

DATATEMPO

Na quarta rodada da pesquisa DATATEMPO para as eleições da capital ( registrada no TRE-MG sob o número 08627/2024), divulgada nesta semana, o deputado estadual Mauro Tramonte manteve a liderança isolada na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, com 27,6% das intenções de voto. 

Tramonte tem vantagem de 16,8 pontos percentuais em relação ao deputado estadual Bruno Engler (PL), que ocupa, numericamente, a vice-liderança no ranking, com 10,8%, mas enfrenta um empate técnico com outros quatro candidatos na briga pela segunda posição.

No cenário estimulado (quando os nomes são apresentados ao eleitor), Tramonte ampliou a vantagem em relação à DATATEMPO anterior (TRE-MG: 02187/2024), divulgada em julho. Naquela ocasião, ele tinha 22,4% dos votos – diferença de 9,5 pontos para Bruno Engler, que também detinha a vice-liderança, com 12,9%.