O médico e ex-deputado Carlos Pimenta (PDT) irá exercer mais um mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele tomou posse nesta quarta-feira (4/12) para assumir a vaga deixada por Alencar da Silveira Jr., que se tornou conselheiro do Tribunal de Contas do Estados (TCE-MG). Este será o oitavo mandato como deputado estadual por Minas.

Antes, Pimenta exerceu sete mandatos consecutivos na ALMG entre 1995 e 2023, com atuação nas Comissões de Saúde, Direitos Humanos e Cultura. Ele tentou se reeleger novamente em 2022, entretanto, acabou figurando como suplente de Alencarzinho.

Natural de Belo Horizonte e formado em Medicina pela Unimontes, Pimenta também foi vereador por três mandatos em Montes Claros, presidente da Câmara Municipal, secretário municipal de Governo e secretário de Estado do Trabalho e Emprego pela cidade do Norte de Minas, de acordo com informações da Assembleia. Suas principais regiões de atuação política abrangem o norte do estado e o Vale do Jequitinhonha/Mucuri.

Pimenta retorna à Casa Legislativa para assumir a cadeira deixada por Alencarzinho, empossado conselheiro do TCE-MG no início desta semana. Ele foi eleito para a Corte de Contas em agosto por 65 votos, unanimidade entre os deputados presentes na sessão que deliberou sobre o assunto. Alencar ocupa a vaga deixada pelo ex-conselheiro José Alves Viana.