ELEIÇÕES 2020
 
A uma semana da eleição municipal, os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte intensificam os compromissos de campanha. Caminhadas e carreatas com alto-falantes podem ser realizadas até as 22h do próximo sábado, véspera da eleição. A propaganda no rádio e na TV termina na quinta-feira. Kalil,  líder nas pesquisas com mais de 60% das intenções de voto, segue com reuniões pontuais com setores econômicos e sociais. Ele optou por limitar os compromissos da campanha em razão das atividades no Executivo. Áurea Carolina, que privilegiou eventos virtuais no decorrer da campanha, seguirá com atividades presenciais neste fim de semana. A candidata estimulou o impulsionamento de propaganda nas redes sociais nos últimos dias.

 Bruno Engler (PRTB) segue com compromissos com lideranças religiosas. O candidato é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e busca apoio de setores conservadores. O objetivo é priorizar atividades diretas com os eleitores e inaugurou comitê de campanha ontem. O candidato do Pros, Fabiano Cazeca, testou positivo para a COVID-19 e está internado desde 31 de outubro. Ainda é incerto se Cazeca retomará as atividades nos próximos dias.


Segundo colocado nas pesquisas, João Vitor Xavier (Cidadania) vai intensificar o corpo a corpo com o eleitor nesta última semana. Caminhadas com lideranças e candidatos a vereador da coligação são as ações programadas para sábado e domingo. Lafayette Andrada, do Republicanos, tem realizado eventos com torcidas do Cruzeiro, numa tentativa de se contrapor a Kalil, que foi presidente do Atlético. Lafayette, que é deputado federal, se divide entre a atividade parlamentar (em sessões virtuais) e a campanha e não informou compromissos com eleitores no fim de semana.
 
A tucana Luisa Barreto mantém a linha adotada desde o início da campanha. Atividades presenciais em pontos da capital, chamados de “movimentos colaborativos”, e carreatas estão previstos na agenda deste fim de semana. Ela conta com a companhia do deputado estadual João Leite em alguns eventos. João Leite disputou o segundo turno com Kalil nas eleições municipais de 2016.


A candidata do PCO, Marília Domingues, continua em São Paulo se tratando de uma asma e, por fazer parte do grupo de risco para o coronavírus, segue em campanha com atividades virtuais. Nilmário Miranda (PT) intensificou a campanha nas redes sociais. Segundo dados da Biblioteca de Anúncios do Facebook, mais da metade dos gastos com impulsionamento de propaganda na rede foram realizados nos últimos sete dias.


O candidato do Novo, Rodrigo Paiva, combina intensa agenda de eventos presenciais e virtuais. Apoiado pelo governador Romeu Zema, Paiva busca setores econômicos e sociais do município para apresentar o programa de governo. Hoje, terá compromissos em seis bairros da capital, o que evidencia a intensificação da campanha nesta reta final. Wadson Ribeiro (PCdoB), está concentrado nas ações de rua com eleitores, como caminhadas com os candidatos e candidatas à Câmara Municipal. Passeatas por diversos pontos da capital estão previstas para hoje e amanhã.
 
Wanderson Rocha (PSTU) intensificará os compromissos com trabalhadores em portas de fábricas na próxima semana. O candidato tem optado por andar com a candidata a vereadora Vanessa Portugal, política conhecida da legenda na capital. Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) também privilegiou a busca pelo apoio de religiosos. Neste fim de semana, a agenda do candidato prevê três eventos com lideranças do setor. Cabo Washington Xavier (PMB) e Marcelo Souza e Silva (Patriota) não informaram os compromissos de campanha.


* Estagiário sob supervisão do subeditor Paulo Nogueira
 

 

Maior atenção à saúde em BH 

wendell.jpg

(foto: TULIO SANTOS/EM/D.A. PRESS)


Décimo candidato à Prefeitura de BH sabatinado pelos Diários Associados, Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) abordou, em entrevista à TV Alterosa, uma maior atenção para a saúde da capital mineira. O concorrente, que também é deputado estadual, falou em melhora geral das unidades de pronto-atendimento (UPAs) e até na construção de mais uma unidade. “Temos 10 mil pessoas na fila de espera para colocar aparelho auditivo. Temos um foco muito grande na reconstrução das unidades que estão debilitadas, vamos reformar várias unidades de centros de saúde. Vamos melhorar algumas UPAs. A UPA da Pampulha, nós vamos construir a nova UPA, isso é um sonho antigo nosso, e vamos melhorar nas outras regionais”, afirmou. 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

 

Eleições 2020: como votar, datas e horários


O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.


Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?


Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

Como justificar o voto nas eleições 2020?


Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.


Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.


A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.


Eleições 2020 em Belo Horizonte


Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.