Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (20) que indicou o procurador-geral da República, Augusto Aras, para um novo mandato à frente do comando do Ministério Público Federal. 

"Encaminhei ao Senado Federal mensagem na qual proponho a recondução ao cargo de Procurador-Geral da República o Sr. Antônio Augusto Aras", afirmou Bolsonaro pelo Twitter.

Em nota, Aras disse estar "honrado com a recondução para o cargo": "reafirmo meu compromisso de bem e fielmente cumprir a Constituição e as Leis do País”.


Augusto Aras foi indicado por Bolsonaro em setembro de 2019 para assumir o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). O procurador não estava entre os três nomes mais votados pela associação nacional da categoria, rompendo uma tradição que se mantinha desde o primeiro governo Lula. 

Durante seu mandato, o procurador-geral tem evitado avançar em investigações que desagradam o governo federal. Com a indicação de Bolsonaro, agora cabe ao Senado sabatinar o indicado e, em seguida, aprovar ou rejeitar a nomeação.