Existem quatro integrantes do partido de Bolsonaro em Belo Horizonte que querem disputar a prefeitura da capital ano que vem. O PSL faz no momento uma seleção desses nomes, entre os quais está o de Renato Fortuna. Conforme apurou Os Novos Inconfidentes, ele é do ramo empresarial e já sai como favorito na disputa interna.

Fortuna é empresário há mais de 30 anos. Atualmente, dirige o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Minas e a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação, ambas entidades reúnem milhares de empresários do ramo. A figura dele se encaixa no perfil que o partido busca lançar ano que vem: gestor, outsider e do segmento empresarial. Internamente, até o momento o nome dele é o mais forte. Tem o apoio de dirigentes do partido e de Vítor Lucchesi, presidente da ala jovem.

O grupo jovem está dividido, com parte defendendo o nome do deputado Bruno Engler. Mas, o nome de Bruno não é bem visto em virtude de sua idade, 21 anos, e por estar em seu primeiro mandato como deputado. “Sabemos que ele teve uma expressiva votação. Mas no momento não é um bom nome. Ele vai ter muito tempo para se enveredar por esses caminhos”, disse um integrante do partido. Embora não tenha confirmado a pretensão à disputa de 2020, Bruno já afirmou que coloca seu nome à disposição.

A partir de agora, os apoiadores de Renato Fortuna se articulam com os grupos de direita para unir esforços à definição de seu nome. Já há um plano de irem a Brasília buscarem o aval da direção nacional do partido ao nome de Renato, que já possui diálogo com parlamentares no Congresso. Tentam um aval sobretudo do próprio presidente Bolsonaro, que já anunciou disposição para trabalhar pelos candidatos de seu partido.